Dicas de organização para seu escritório em casa
A produtividade no trabalho é determinada por vários fatores. Neste caso, é fundamental ter determinação e disciplina, mas é importante também sempre manter a área do escritório bem organizada.
Só assim será possível realizar todas as atividades – sem bloqueios espaciais nem nada que atrapalhe a criatividade, o sossego e a concentração. Logo, neste texto, falaremos sobre como ajustar o seu home office e ter um escritório perfeito em casa.
O efeito da organização sobre a produtividade no trabalho
O tempo urge, e quando estamos trabalhando queremos fazer as coisas bem feitas, mas no mínimo de tempo possível. No entanto, a boa produtividade em um home office pode ser comprometida de muitos modos.
Por isso mesmo é que precisamos estar atentos ao planejamento desse espaço dentro de casa. Primeiramente, escolhendo o local onde ele será montado – com o máximo de silêncio, além de ventilação e iluminação adequadas.
Também precisamos estar bastante atentos ao layout desse setor do imóvel. Home offices podem ser adaptados em muitas áreas diferentes das residências. Só que o local escolhido por você deve ter uma dimensão compatível com a utilização e com todas as peças mobiliárias que precisarão ser colocadas na decoração. E depois de tudo isto pronto, deve sobrar ainda certa área para circulação.
A área onde você se sentará no home office tem que estar sempre livre para o movimento de suas pernas.
Ainda será preciso um espaço livre para o movimento da sua cadeira de escritório e mais espaço atrás para a circulação de outras pessoas. Seus pés não podem encostar-se aos aparelhos elétricos ou suas fiações. E livros, pastas ou pilhas de papéis devem ficar apenas sobre as bancadas.
Se você conseguir se movimentar bem dentro do seu escritório é provável que desenvolva mais facilmente as suas múltiplas tarefas operacionais.
Outra vantagem de manter esse local bem organizado é poder fazer facilmente a sua limpeza. E com o ar renovado e tudo no lugar certo, também será possível sentir o ambiente mais harmonizado e com as energias equilibradas, ou seja, propício para uma boa saúde no trabalho.
O que não pode faltar na decoração de um escritório em casa
Existem alguns itens que, definitivamente, não podem faltar em nenhum escritório – mesmo que seja em casa e mesmo que seja improvisado.
Para começar, uma mesa minimamente espaçosa - o suficiente para colocar todos os seus papéis e um computador -, além de uma cadeira bem ergonômica ou, melhor dizendo, que se ajuste bem à sua coluna - afinal, você ficará horas sentado sobre ela.
Obviamente, é possível acrescentar muitos outros itens na lista de móveis para o escritório.
Mas, além da mesa e da cadeira, o resto é só complemento – como prateleiras, nichos, gaveteiros e muitos mais. Tais peças vão variar em modelo e quantidade de acordo com o material de apoio para o serviço prestado – tipo itens de papelaria, equipamentos de suporte, livros e outros.
Fora os móveis, você pode prever também ornamentos para o seu escritório em casa. O porquê disso está ligado à questão da produtividade.
Enfeites como vasos de plantas naturais, pôsteres com paisagens, quadros com diplomas, fontes e móbiles, sendo na dose certa, devem ajudar no trabalho. Eles são capazes de dar o estímulo necessário para a criatividade, o otimismo e o bom humor.
Acessórios para manter o home office organizadoQuando falamos em organização, devemos começar citando que o próprio design dos móveis principais e complementares escolhidos para completar este espaço devem ajudar neste quesito.
Por exemplo, a própria mesa de trabalho pode ter nichos para guardar impressoras, fax, CPU, filtro de luz e controles remotos dos aparelhos.
Estantes, prateleiras e nichos abertos são perfeitos para acomodar livros, apostilas e protótipos de trabalho; e estes podem ter textura e cor que deem mais charme à decoração. Pode-se colocar gaveteiros com rodízios sob a mesa, guardando todo o material de papelaria do seu pequeno escritório. E no mais, vale a pena investir em kits extras.
Sobre a sua bancada de trabalho, pensando na organização do escritório, pode-se ter muitos acessórios. Para começar, os já tão conhecidos porta-canetas, clips e lembretes.
Depois, revisteiro, bandeja porta-papéis e lixeira; e, ainda, suporte para fones de ouvido e celular. Lembrando que muitos desses itens podem ser feitos de cartonagem, plástico ou metal em uma estampa ou cor de destaque, como rose-gold.
Use justamente esses itens a favor da estética do seu escritório. Essas peças podem tornar esse cenário ainda mais alegre ou mesmo reforçar o estilo da sua decoração.
Assim, além de bonito, seu home office vai ficar muito organizado, experimente!
Fonte: Mobly