Selecione
Selecione

4 dicas para tornar a mudança com pets mais tranquila

Compartilhe:
blog,4-dicas-para-tornar-a-mudanca-com-pets-mais-tranquila,234

Mudar de casa é uma grande felicidade, mas é preciso ter certos cuidados para que a mudança seja uma boa experiência também para os pets.

Pode até levar um certo tempo para que todos entrem novamente na rotina, mas essas quatro dicas vão ajudar a tornar a mudança para o novo lar mais tranquila.


1. Leve o pet quando a mudança estiver pronta


Espere o novo lar estar organizado antes de levar seu amigo para casa. Afinal, durante a mudança estão todos na correria para organizar tudo e essa movimentação pode causar estresse no animal.

Uma ótima opção é deixá-lo na residência de alguém que ele já conhece ou até mesmo em creche ou hotel para cachorro, se ele estiver acostumado a frequentar o local.


2. Cheiro de casa


Para acostumar o pet à casa o ideal é deixar que ele sinta o cheiro dos donos. Esse odor, tão familiar, faz com que se sinta seguro, confortável e tranquilo, passando a confiar no ambiente.

Para ajudar na adaptação dos pets, utilize peças de roupas usadas em móveis. Além disso, procure deixá-las perto dos potes de ração e bebida, junto dos brinquedos favoritos do pet.

Uma alternativa válida também é usar feromônios caninos ou felinos no espaço. Assim, você irá ajudá-los nesse período, diminuindo o estresse.


3. Cuidados na nova casa ou apartamento


Tenha o cuidado de instalar telas de proteção nas janelas para a segurança do próprio cachorro ou gato.

Se o novo lar for menor do que o espaço em que você costumava morar costumava morar, aumente a quantidade diária de passeios e atividades recreativas. Dessa forma, você conseguirá suprir a ausência do espaço da antiga moradia.

Caso você tenha se mudado para uma moradia maior ou com quintal, evite deixar o pet lá fora sozinho logo no início. Cães gostam muito do convívio social e se sentirão abandonados caso essa mudança seja drástica.

Experimente levá-lo até a área externa apenas nas horas em que forem brincar juntos, mostrando que ali é um local agradável e seguro. Se ele faz as necessidades fora, acompanhe-o sem pressa.

Mantenha essa rotina de interação para que seu pet continue saudável emocionalmente.


4. Dica especial para os gatinhos


Se o seu pet for um gato, assim como o Guri e a Didi, a sugestão é que o ambiente seja mostrado aos poucos para que ele estranhe o mínimo possível. Coloque-o em um quarto, por exemplo, e só mostre outro cômodo quando ele estiver se sentindo seguro naquele ambiente.

Caso vocês tenham se mudado de um apartamento para uma casa, redobre a atenção para o seu felino não tentar fugir em busca da antiga moradia. Por isso, no início da adaptação do gato ao novo lar, mantenha-o apenas em local onde o acesso seja restrito.

Enriqueça o ambiente do seu gato com objetos, prateleiras e móveis que o entretenham. Coloque-os no alto, pois os bichanos gostam de alturas e se sentem mais confiantes!


Fonte: Petz