PRAIA DE BELAS Porto Alegre

Em meados do século XIX, a região era ocupada por chácaras e sítios, e uma das primeiras chácaras à beira do lago Guaíba era propriedade de Antônio Rodrigues Belas. Para dar acesso ao Centro, ele construiu uma estrada que, aos poucos, tornou-se uma importante passagem quando da comercialização de escravos, bastante desenvolvida na região. Devido a este destacado proprietário, o bairro passa a se chamar “Praia de Belas”. Em 1870, com a construção de um cais de pedra, a cidade volta-se para a região, e a população que residia nas proximidades da estrada começa a aumentar.

Iniciado em 1955 e concluído em 1960, o aterro do lago Guaíba é realizado, a partir de então, nasce o bairro Praia de Belas. A avenida que leva o mesmo nome distanciou-se das águas do lago.

O bairro se diferencia dos demais devido ao seu planejamento, abrangendo diversos prédios públicos e residenciais. No que se refere a lazer, o Praia de Belas abriga o Parque Marinha do Brasil, inaugurado em 9 de dezembro de 1978 na área do aterro, assim como o Estádio Beira-Rio e o Gigantinho, de propriedade do Sport Club Internacional e datados do ano de 1969. O Marinha do Brasil, planejado no contexto do Projeto Renascença de 1975, é um parque essencialmente esportivo, contando com quadras de futebol de salão, tênis, vôlei, basquete, pistas de patinação, skate, atletismo e ciclismo, aparelhos para ginástica, campos de futebol sete, além de recantos infantis e espaço cívico com espelho d’água.

Conhecido atualmente como “Estância da Harmonia”, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho foi inaugurado oficialmente pela lei nº 5066, de 1981. Em 1987, através da lei municipal nº 5885, passou a ter a denominação atual. Com 65 hectares, caracteriza-se por reunir diversos aspectos da tradição gaúcha, com churrasqueiras ao ar livre e galpão crioulo, onde se realiza, anualmente, as comemorações da Semana Farroupilha. Além de receber, em meados de setembro, o Acampamento Farroupilha, que conta com diversos piquetes de CTGs, DTGs, Empresas e Sindicatos.

A partir de 1992, passa a fazer parte do bairro o Shopping Praia de Belas, com uma diversidade de lojas, praça de alimentação, supermercado e cinemas.

Adaptado de: Site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA).

Imagem: Flickr oficial da PMPA.



IMÓVEIS NO BAIRRO PRAIA DE BELAS