Vai viajar? Veja os cuidados que você deve ter com a casa

O verão e o fim de ano estão chegando e com eles as tão merecidas e esperadas férias. Mas, para que você desfrute a viagem com tranquilidade e segurança, é preciso tomar algumas precauções antes de colocar o pé na estrada. Separamos algumas dicas para tornar as suas férias mais tranquila:

Não conte para estranhos: não espalhe a notícia de que vai viajar para desconhecidos ou pessoas distantes – infelizmente um simples comentário de que a casa estará vazia no período pode trazer grandes problemas. Conte sobre a ausência para um vizinho próximo e de confiança, pedindo para ele ficar atento caso ocorra alguma movimentação estranha no imóvel.

Segurança: teste todos os fechos e trancas das portas e janelas – cuidado apenas para não colocar cadeados em excesso nos portões, eles podem chamar a atenção e evidenciar que a casa está vazia. Se possível, reforce a segurança com alarmes, sensores de movimento ou câmeras de vigilância.

Garanta o cuidado das plantas: uma grande preocupação é como cuidar das plantas e dos animais durante o período de ausência. O ideal é regar as plantas e retirar as partes podres antes de viajar, alimentar e deixar os animaizinhos limpos e pedir para uma pessoa de confiança cuidar dos seus pets (um hotelzinho é uma boa dica também), molhar as plantas e recolher a correspondência enquanto você está fora.

Desligue aparelhos eletrônicos e registros: não importa o tempo de viagem, é fundamental retirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada. Não se esqueça também de fechar o registro de água e a válvula de gás.

Luzes: ao contrário do que muitos pensam, deixar uma luz acesa não é necessariamente uma boa medida de segurança, lâmpadas acesas durante o dia podem sinalizar que a casa está vazia e atrair atenções. Se possível, portanto, use lâmpadas programáveis para apagarem de dia e acenderem à noite. Uma boa alternativa são as lâmpadas de fotocélulas. Elas ficam acesas assim que detectam que está escuro e se apagam quando o ambiente está claro. Essa é também uma ótima maneira para economizar energia.

Não dê sinais de que a casa está vazia: procure não dar sinais de que a casa está vazia. Para isso, contar com uma pessoa de confiança é fundamental, ela pode evitar que correspondências e lixo se acumulem no quintal, sinais que evidenciam que não tem ninguém no imóvel. Se isso não for possível, suspenda pelo menos a assinatura de jornais e revistas. Empilhados na porta de sua casa, eles podem chamar a atenção de potenciais invasores.

Objetos de valor: não é recomendável deixar objetos de muito valor ou grandes quantias de dinheiro em sua casa. Ou então, guarde-os em locais bem seguros para protegê-los caso ocorra alguma invasão.

Esvazie a geladeira: nada de fazer grandes compras antes de viajar. Se você for passar bastante tempo fora, lembre-se de remover qualquer tipo de alimento perecível da sua geladeira, evitando assim mau cheiro e outros visitantes desagradáveis: roedores e insetos.

Limpeza geral: antes de viajar, faça uma limpeza geral na casa, retirando todo o lixo, lavando roupas e louças. Isso irá evitar acúmulo de sujeira, geração de bactérias, mau cheiro, aparição de insetos e ainda vai conservar a casa organizada para quando você voltar.

Adaptado de: Blog Casa Show