Plantas para banheiro: 8 espécies que trazem mais frescor ao ambiente

As plantas fazem a diferença na decoração e exercem uma influência positiva tanto nos espaços como nas pessoas. Elas podem estar presentes em todos os ambientes da casa, inclusive no banheiro. Mas para levar a natureza para esse espaço, é preciso estar atento na hora de escolher a espécie. É necessário considerar se o banheiro tem ou não ventilação e luz natural. A umidade e presença de vapores também devem ser observadas para definir a escolha.

Confira a seguir indicações de plantas para banheiro e inspire-se para adicionar um toque de verde nesse ambiente.

1. Avenca - indicada para banheiros pois não precisa de luz direta, podendo ser cultivada em uma luz difusa. Também aprecia bastante a umidade, por isso é recomendado regar com frequência para manter a sua terra úmida, mas sem encharcar.

2. Espada-de-são-jorge - Planta de fácil cultivo que prefere o sol e a meia-sombra e vive bem em ambientes internos. É ótima para filtrar o ar e não precisa de muita área para se desenvolver. Regue uma vez por semana e aumente para duas vezes no verão.

3. Costela de Adão - é uma planta que precisa de luz, mas sem insolação direta. As regas devem ser regulares, com frequência de aproximadamente uma vez por semana. Mantenha o solo sempre úmido, mas sem encharcar.

4. Jiboia - Planta tropical com grande capacidade de se adaptar ao meio, por isso é perfeita para ambientes internos e para ser posicionada na janela do banheiro. Regue-a duas vezes por semana, aumentando a frequência no verão.

5. Bromélias - toleram bastante umidade e por isso crescem com sucesso nos banheiros. Devem ser cultivadas com luz indireta, pois a luz solar queima suas folhas. Regue com frequência de dois em dois dias e lembre-se de não acumular água em suas folhas para evitar a proliferação de mosquitos.

6. Orquídeas - Com suas belas flores, são uma ótima opção de plantas para banheiro. Para manter as suas sempre belas e vistosas, faça as regas preferencialmente quando o substrato estiver seco. Uma boa frequência costuma ser de 2 a 3 vezes por semana. Evite molhar as flores, pois elas são bastante delicadas.

7. Peperômia - é uma planta bem fácil de cuidar e que se dá muito bem em banheiros, pois precisa de pouca água e luz indireta. Entretanto, no verão ela requer um pouco mais de atenção, pois precisa de mais água – regue a cada dois dias ou diariamente, se estiver muito calor.

8. Samambaia - Existem milhões de espécies de samambaias, mas os cuidados no geral são os mesmos. Devem ser cultivadas em luminosidade indireta e meia-sombra. Regue em torno de uma a duas vezes por semana, sempre tomando cuidado para não deixar o solo encharcado.

Adpatado de: tuacasa.com.br