Selecione
Selecione

Parklets: Capital tem 12 novos espaços de convívio nas calçadas

Compartilhe:
blog,parklets-capital-tem-12-novos-espacos-de-convivio-nas-calcadas,196

Quase dois anos depois da assinatura de um decreto pelo prefeito Nelson Marchezan, Porto Alegre já conta com 12 parklets espalhados pela cidade. Espaços antes destinados ao estacionamento de até dois carros, a ideia dos parklets é promover o uso democrático e participativo da cidade, transformando os locais em pequenos parques para convívio e lazer.

— Os parklets incentivam o convívio social e o embelezamento dos espaços públicos e levam mais pessoas para a rua, melhorando também a sensação de segurança. Esse é um novo conceito para o município. É a população recuperando o sentimento de pertencimento da cidade — diz Marchezan.

A partir de novembro de 2018, a prefeitura alterou a logística para agilizar a instalação dos parklets. Não existe mais a necessidade de tramitação por diversos órgãos, a não ser quando for pertinente.

A EPTC é a responsável por receber as solicitações, realizar a tramitação do processo e proferir a decisão final referente aos projetos. Este ano também foram oferecidos cursos para qualificar os profissionais da área de arquitetura, urbanismo e engenharia sobre esses espaços.

— Promover o uso do espaço público pelas pessoas é um dos objetivos para a mobilidade urbana da capital. Isso é possível por meio dos parklets, que já foram aprovados pela população de Porto Alegre — destaca Rodrigo Tortoriello, secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana da Capital.

 

Concentrados na Cidade Baixa e Moinhos de Vento, a tendência é se espalhar por mais regiões da cidade como a Zona Sul.

 

Confira  as localizações de todos os parkelets em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=999204074&PARKLETS:+CAPITAL+TEM+12+NOVOS+ESPACOS+DE+CONVIVIO+NAS+CALCADAS

 

--

 

Adaptado de: Gaúcha ZH (gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2019/07/porto-alegre-ja-conta-com-12-parklets-cjy6hsneg02f001rv22iw2qgt.html)