Mercado: alta na busca por locação de imóveis

Novos empreendimentos comerciais e centros universitários impulsionam setor imobiliário. A abertura de empreendimentos comerciais e a sinalização do início de um novo semestre letivo nos polos educacionais, estimulam o crescimento do setor imobiliário devido ao aumento no fluxo de buscas por imóveis disponíveis para locação.

Após encerrar o ano com uma postura econômica mais cautelosa motivada pela retração na economia e pelo cenário político de incertezas, especialistas do setor projetam um crescimento para o primeiro semestre do ano. Osuniversitários representam o perfil de maior demanda sazonalentre os meses de dezembro e fevereiro. Esse índice, porém, manteve estável o valor dos aluguéis que seguem o índice estipulado pelo mercado.

Entre os imóveis mais buscados pelo público jovem que inicia a transição para a rotina de graduação, e por empresários que costumam viajar muito, estão apartamentos compactos que possuem um ou dois dormitórios com faixas de preços mais acessíveis e funcionalidades que otimizam a rotina. Com a flexibilização dos valores pagos pelos aluguéis, negociados com as corretoras de imóveis ao realizar o contrato, o índice de mercado se manteve estável com uma variação negativa de -0,09%, no Rio Grande do Sul, segundo o Índice FipeZap, utilizado para acompanhar os preços de venda e locação de imóveis.

Uma nova política habitacional – Ainda que a locação represente a necessidade maior de quem opta pela mudança, a venda de imóveis aquece o mercado imobiliário ao impulsionar investimentos na construção civil e previsão de mudanças nas políticas de financiamento habitacional. Para os profissionais do meio, a mudança nas taxas de juros para pessoas de classe média, propostas pelo novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, não representam alterações em curto prazo. A expectativa é que a política habitacional seja uma das bandeiras adotadas para que haja um olhar no sentido de viabilizar a habitação no país com faixas de juros mais atrativas. Excelente oportunidade para quem quer investir em um imóvel que gere renda, ou para quem já possui um imóvel que esteja desabitado, fale com a Dimóvel e traga seu imóvel para alugar conosco.

Adaptado de: publicidadeimobiliaria.com