Importância da matrícula do imóvel e sua importância para a negociação

Assim como as pessoas, os imóveis também possuem um documento que serve como uma certidão de nascimento. É onde ficam registradas todas as informações importantes sobre ele, como a existência do bem, a descrição, medidas de compra e venda, hipoteca, inventários, doações, detalhes sobre o proprietário, ações judiciais, entre outras.

A matrícula fica registrada no cartório de Registro de Imóveis e é essencial para que todo o histórico do imóvel esteja disponível e, desta forma, evitar qualquer tipo de transtorno na hora da compra e venda de uma casa, apartamento ou terreno. Pode ser solicitada pela internet, tanto no site do cartório responsável, quanto em páginas de empresas especializadas na obtenção de certidões pela web. Essa última opção é recomendada para quem tem pressa em adquirir o documento oficial.

O histórico registrado na matrícula do imóvel serve como uma garantia e é importante que um possível comprador avalie o documento para ver se existe algum impedimento para evitar problemas futuros. Essa é uma informação pública, o registro é público, e por isso deve ser solicitada a certidão atualizada do terreno ou imóvel antes de fechar qualquer negociação. Basta saber o número ou fazer uma busca no cartório com alguma informação em relação ao proprietário.

Mesmo depois de fechar a negociação, ainda assim é importante manter a matrícula atualizada com as informações sobre o processo de compra e venda. Um simples registro pode dar mais estabilidade na negociação e, ao final do processo, é fundamental passar o imóvel para o nome do novo proprietário para evitar problemas no futuro, principalmente a perda do bem.