Selecione
Selecione

Iluminação natural: Elegância e sustentabilidade que geram economia

Compartilhe:
blog,iluminacao-natural-elegancia-e-sustentabilidade-que-geram-economia,96

Uma boa iluminação é requisito para qualquer imóvel, seja na sua casa, local de trabalho ou convivência. Todos os anos, especialistas da área trazem novidades de como utilizá-la de maneira sustentável e  econômica. Sendo assim,  os projetos arquitetônicos tem investido cada vez mais em iluminação natural que, além de gerar economia, proporciona uma estética mais agradável e traz benefícios a saúde. Para que essa alternativa seja realmente vantajosa, é necessário analisar a localização do imóvel, a quantidade de raios solares que cada cômodo recebe por dia, se está na posição de nascer ou pôr do sol, além dos fatores climáticos.

 

Estudos apontam que a luz do sol tem grande influência sobre a nossa disposição, saúde e bem-estar. Isso acontece porque a exposição ao sol, de forma moderada, estimula a região do cérebro que é responsável por acelerar as atividades vitais, melhorando nosso sono e apetite. Além disso, a exposição também incentiva a produção de vitamina D pelo nosso organismo, que é responsável pelo fortalecimento dos ossos devido a maior absorção de cálcio. Por isso, muitas empresas optam pela iluminação natural, pois ajuda na produtividade e conforto visual além de evitar casos de estresse e depressão. Sem falar que trabalhar horas em frente de um computador ou pastas pode gerar alguns incômodos que comprometem o trabalho e também a saúde das pessoas, por isso a luminosidade vinda de fora auxilia no desempenho das atividades.

 

Uma das vantagens que, provavelmente, mais agrade a quem opta por essa alternativa é a economia que pode proporcionar ao bolso, pois ao aproveitar a luz natural, necessitamos menos de iluminação artificial, consequentemente reduzindo a conta de luz. Porém, devido ao vidro utilizado para que essa luz possa entrar, o ambiente acaba absorvendo maior quantidade de calor, o que necessita a utilização de ar condicionado ou ventiladores. Uma das medidas que podem amenizar o aquecimento é a escolha do vidro por temperado ou laminado com intenção de filtrar os raios solares que entram e proteger o ambiente para que ele não fique excessivamente aquecido.

 

Adaptado de: taperinha.com.br