Decoração de Natal: decorando a casa com enfeites e ideias criativas

O Natal é uma data do ano recheada de coisas boas – família, clima de amor e esperança, união entre as pessoas, muita comida boa e festas. E para deixar tudo isso ainda mais encantador, as famílias capricham com uma bela decoração em suas casas e nas mesas para servir a ceia e o almoço de Natal. Confira então alguma dicas de decoração natalina úteis para decorar sua casa e a mesa para a ceia com estilo e segurança, veja enfeites que você pode fazer em casa, gastando pouco. Então anote as dicas que mais te agradarem para usar na sua decoração natalina e deixar sua casa ainda mais linda neste Natal.

 

Montando o pinheiro

 

A árvore é quase item obrigatório em uma decoração natalina, ela pode ganhar diferentes cores e tipos de complemento, basta procurar a que mais combina com o estilo da sua família. O pinheiro é um dos primeiros itens que vem à cabeça de quem pensa em decorar a casa no final de ano. Montá-la, em muitas ocasiões, acaba se tornando uma atividade coletiva divertida, seja em casa com a família, em uma república com os amigos ou no trabalho com os colegas. Se você deseja decorar a casa com uma bela árvore grande na sala ou com uma menor em cima de um cômodo ou mesa, certifique-se que a árvore escolhida se adapte ao ambiente onde ela será montada, não prejudicando a circulação no ambiente ou ocupando muito espaço desnecessariamente.

E como montar a árvore? É simples. Você vai começar abrindo os ramos e instalando eles para erguer a árvore. Uma vez que ela estiver de pé, coloque as luzes e comece a decorar pendurando os enfeites maiores primeiro e distribuindo-os por toda a árvore. Feito isso, coloque os enfeites pequenos, como mini presentes e lacinhos. Para finalizar, coloque a estrela no topo e se houver uma fita decorativa, passe-a em volta de toda a árvore.

 

Decorando a casa

 

            Além da árvore, outros símbolos natalinos podem ser usados para enfeitar sua casa nessa época do ano. Para fazer uma decoração mais simples e gastando menos, escolha um dos itens apenas. Porém, se quiser fazer uma decoração mais completa e deixar a casa toda enfeitada, aposte na harmonia entre os enfeites para que a decoração não fique exagerada.

Se sua família for fazer uma ceia natalina ou um almoço no dia 25, capriche também na decoração da mesa, com um centro de mesa, toalha temática ou vermelha e tudo mais que sua imaginação criar. Combinar cores também é válido. Algumas sugestões são: dourado e vermelho, azul e prata, verde e vermelho, roxo e prata.

Decorar a casa para o Natal é uma atividade deliciosa para ser feita em família ou com quem você mais ama. Pode render momentos agradáveis, muitos sorrisos, além de elogios de quem passar pelo seu lar.

 

Papai Noel

 

Um dos símbolos natalinos, ele aparece em diversos tamanhos nas lojas e pode ser colocado tanto no chão quanto apoiado em móveis, pendurado “subindo” a janela ou sentadinho em algum lugar da casa.

 

Guirlandas

 

A guirlanda é o enfeite que deve ser pendurado na porta do lado de fora da sua casa ou apartamento. Pense nas cores e tamanhos que mais combinam com a sua personalidade e não tenha medo de ousar, afinal o importante é deixar sua casa decorada ao seu estilo.

 

Luzes pisca-pisca

 

As luzes são uma das decorações indispensáveis. Elas deixam seu Natal iluminado e chamam atenção da vizinhança. Decore janelas, exterior da casa ou a sua árvore de Natal com as luzinhas.

 

Bonecos de Neve e meias

 

Decorações como bonecos de neve e meias para pendurar na lareira são menos comuns no Brasil pois comemoramos o Natal no verão, sem neve, podendo ser dispensável. Mas são uma opção para quem é adepto do Natal com clima de inverno ou simplesmente gosta do estilo.

 

Presépio

 

O presépio é um dos símbolos do Natal Cristão e representa o nascimento do menino Jesus na manjedoura. Deve ser colocado sobre um móvel, em um local visível da casa e/ou embaixo da árvore.

 

Enfeites de mesa

 

Reunir a família para comer à mesa é uma das atividades mais características do Natal, portanto é importante caprichar na decoração para combinar com os saborosos pratos que nela serão servidos. Ao decorar a mesa de Natal, aposte em um belo centro de mesa e enfeites como mini árvores, pinhas, bolas natalinas e velas. Guardanapos, toalhas de mesa, porta-copos e sousplats temáticos também completam a mesa com charme.

 

Faça você mesmo: decoração artesanal

 

A decoração artesanal é uma alternativa para quem gosta de fazer enfeites exclusivos ou que deseja economizar nos gastos de fim de ano. Usando a sua criatividade, habilidade e uma boa dose de paciência é possível fazer lindos enfeites de Natal em casa.

 

Decore sua casa com segurança

 

Ao comprar as luzinhas, certifique-se de que são atestadas pelo Inmetro e que estão em boas condições. Fios desencapados e espalhados pela casa são um convite ao acidente. Se você tem crianças em casa, o cuidado deve ser dobrado. Não deixe que os pequenos alcancem a fiação e fique de olho. Veja mais dicas:

 

·      Não deixe as luzes ligadas sem alguém em casa para supervisionar;

·      Não deixe velas acesas pela casa sem ficar de olho nelas;

·      Tome cuidado para que animais de estimação não se enrosquem nos fios das luzes;

·      Não faça nenhum tipo de “gambiarra” na decoração;

·      Não utilize lâmpadas que esquentam, principalmente próximas a tecidos, papel e outros objetos inflamáveis.

 

Lembre-se: um Natal seguro é um Natal tranquilo, livre de preocupações e de tragédias, ideal para aproveitar em família e/ou com os amigos e celebrar essa bela data.

 

Adaptado de: dicasdemulher.com.br/como-decorar-a-casa-para-o-natal/