Bicarbonato de sódio na limpeza

Confira algumas dicas que separamos para você fazer uma eficiente limpeza usando um super aliado, o bicarbonato de sódio. Ele tem ação bactericida e por isso se torna muito eficaz em tirar odores e manchas criadas por mofo, além disso tira muito bem gorduras e é um produto ecologicamente correto. É barato e pode ser encontrado em farmácias e mercados.

 1. Rejunte de azulejos. Para limpar junte uma colher bicarbonato com metade de um limão, deixa tudo branquinho, basta aplicar e deixar agir no mínimo 5 minutos, depois retirar a solução.

 2. Limpeza da cortina de chuveiro. Limpar e desinfetar a sua cortina de chuveiro aplicando bicarbonato de sódio diretamente em uma esponja limpa e úmida ou pincel. Esfregue e enxague. Pendure para secar.

 3. Remover odores das esponjas. Mergulhe a esponja com um mau cheiro em uma solução com 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio dissolvido em 1 litro de água morna. Isso eliminará toda a sujeira.

 4. Limpar o microondas. Polvilhe bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e limpe suavemente dentro e fora do microondas. Enxaguar abundantemente com água.

 5. Ralo entupido. Acabe com a gordura que se acumula no encanamento da pia da cozinha e pode causar entupimentos. É fácil: mensalmente, coloque no ralo 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, seguido de 1 xícara (chá) de vinagre (branco ou vermelho). Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente. O mesmo pode-se fazer no ralo do banheiro.

 6. Polir prata. Use uma pasta feita de 3 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água. Esfregue a prata com um pano limpo ou esponja. Enxágue bem e seque para polimento.

 7. Limpeza de pisos. Remove sujeira e gordura (sem marcas de arranhões indesejados) de pisos e azulejos. Coloque 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna,use o esfregão e enxague. Para marcas de chinelo, use bicarbonato de sódio em uma esponja limpa úmida, em seguida, enxaguar.

 8. Lavagem de móveis e paredes. Você pode limpar e remover as marcas de paredes e móveis pintados pela aplicação de bicarbonato de sódio a uma esponja úmida esfregando levemente. Em seguida, limpe com um pano seco.

 

Adaptado de: donasdecasaanonimas.com