Selecione
Selecione

Atitudes de um dono responsável de cachorro

Compartilhe:
blog,atitudes-de-um-dono-responsavel-de-cachorro,24

6 cuidados para se ter com seu melhor amigo!

1. Oferecer alimentos de qualidade

Uma boa alimentação faz toda a diferença na saúde do seu pet. O ideal é optar por rações de qualidade, como as superpremium e premium. Uma boa dica para saber se a ração é de qualidade é observar se seus grãos são levemente oleosos. Se forem muito secos a ponto de esfarelarem se partidos ao meio, provavelmente a qualidade dessa ração é inferior. No entanto, se você preferir oferecer alimentação natural ao seu pet, é de extrema importância que você consulte seu veterinário de confiança para que este profissional avalie seu pet e monte um cardápio que atenda suas necessidades nutricionais.

2. Castrar

Diferentemente do que muitos pensam, a castração não serve apenas para evitar a procriação (e, consequentemente, ajudar no controle populacional). Ela é importante para a saúde dos nossos animais. Em linhas gerais, a castração é uma adequação à vida doméstica e previne doenças do trato urinário, alguns tipos de câncer e contribui para o bem-estar do nosso melhor amigo.

3. Atualizar as doses do antipulgas

Sem pulgas, sem antipulgas? Nada disso. A melhor forma de deixar as pulgas e carrapatos bem longe do seu cão é atualizando a dose do antipulgas conforme indica o fabricante. Para saber quando você deverá dar a próxima dose, basta olhar na embalagem do medicamento. Prevenindo o surgimento de pulgas e carrapatos nos nossos pets, estamos prevenindo diversas doenças transmitidas por esses parasitas. Além disso, é importante lembrar que a maior parte das pulgas e carrapatos estão no ambiente, por isso devemos manter os antipulgas atualizados e caprichar na limpeza da nossa casa.

4. Passear com seu cachorro

Por mais que o seu bichinho seja bem caseiro ou tenha o hábito de fazer suas necessidades apenas dentro de casa, as caminhadas são importantes para a saúde física e mental dele. Procure passear com seu cachorro sempre que possível, respeitando seus limites. Para acertar no tempo e no ritmo dos passeios, converse com seu veterinário de confiança. E não se esqueça de usar sempre a coleira e também de levar a sacolinha para juntar as necessidades da rua.

 5. Oferecer petiscos com moderação

Nossos cachorros adoram, e a gente sabe bem disso. Mas, quando oferecidos em excesso, os petiscos podem não ser uma boa ideia, já que contribuem para o aumento de peso. Uma boa dica é usar os petiscos no adestramento como recompensa de comportamentos que queremos reforçar. Ainda sobre petiscos, muitas pessoas oferecem alimentos de humanos para seus pets, prática que, dependendo do alimento oferecido, pode apresentar grande risco para a saúde do seu pet. Na dúvida, não ofereça!

6. Levar ao veterinário (não só quando o pet está doente)

De quanto em quanto tempo você leva seu melhor amigo ao veterinário? Se você espera para visitá-lo apenas quando seu cão está apresentando algum sintoma diferente, saiba que o ideal é fazer visitas periódicas ao seu veterinário de confiança, justamente para prevenir doenças. Além disso, existem vacinas que devem ser atualizadas de tempos em tempos. Converse com seu veterinário e pergunte com qual frequência você deve levar seu pet para uma consulta de checkup.

 

Fonte: Dicas Petlove