5 dicas para reutilizar móveis antigos na decoração da casa

Existem várias maneiras de deixar a sua casa ainda mais bonita e moderna. Uma delas é reformar móveis antigos e utilizá-los na decoração. Além disso, essa é uma opção supereconômica e que pode surpreender os seus convidados com tanta criatividade. Vale mencionar que, para reutilizar essas peças, você pode apenas mudar algum detalhe ou reformá-las completamente. Confira cinco dicas para você fazer isso em seu apartamento e deixá-lo personalizado e, claro, lindo!

1. Mude os móveis de lugar ou de ambiente: Mudar os móveis de lugar ou reinventar o seu uso é uma dica prática e rápida. Afinal, você só precisa posicionar as peças em outra área da casa. Você pode, por exemplo, utilizar a cômoda do quarto como aparador de sala de estar ou de jantar, pegar cadeiras mais antigas e usar como criado mudo, aproveitar um velho armário para guardar louças de vidro e cristal ou até mesmo utilizar um espelho para dar um toque especial no corredor ou no hall, ou seja, na entrada do apartamento.

2. Evidencie a iluminação: Os lustres são sempre boas opções para dar um charme a mais em qualquer ambiente, sobretudo na sala de jantar, não é? Por isso, uma ideia é aproveitar aquele que você já tem guardado em sua casa ou investir em um novo. Você também pode fazer em casa algumas luminárias, aproveitando pisca-pisca dentro de garrafas. Ficam incríveis esses tipos de iluminação!

3. Aposte no bom acabamento das peças: Estampas e cores são bem-vindas para dar um toque de alegria e modernidade em qualquer decoração. Dessa forma, você pode mudar a aparência de sofás, mesas, cadeiras, poltronas e cômodas, por exemplo, com uma cor mais intensa ou uma estampa diferenciada. Isso vai permitir que as peças fiquem completamente diferentes e ainda levem estilo e frescor para o ambiente. É possível fazer isso por meio de tintas, geralmente em madeira, ou trocar os tecidos nos móveis possíveis.

4. Invista nos papéis de parede: Embora seja uma ideia um pouco mais clichê, os papéis de parede são capazes de transformar qualquer ambiente, levando um toque de modernidade e vida, deixando o espaço bem personalizado. Além disso, eles são opções para complementar e dar destaque aos seus móveis. Por exemplo: um papel de parede listrado e colorido no quarto pode evidenciar o tom da sua cômoda. Ainda vale dizer que eles podem ser aplicados em vários locais, como em móveis lisos, em salas e em corredores.

5. Inclua novos elementos: Você tem possíveis elementos decorativos guardados em sua casa? Então solte a imaginação e utilize-os agora mesmo! Livros, cortinas, luminárias, flores, almofadas, quadros, tapetes e imagens de porcelana, por exemplo, são ótimas opções para levar um toque em sua sala de estar ou em seu quarto. Pronto, agora que você já sabe algumas dicas de como reformar móveis antigos, não perca tempo e utilize-as já. Lembre-se de que com a sua imaginação você pode deixar a sua casa surpreendente e linda!

Adaptado de: casasfranklin.com.br