3 dicas para escolher quadros grandes para a sua sala

Quadros grandes podem mudar a cara de qualquer ambiente. Saiba como escolher modelos para sala sem errar. Apesar de parecer uma tarefa bem simples, a escolha de um quadro para qualquer ambiente deve levar vários aspectos em consideração, principalmente se o cômodo em questão for a sala, o cartão de visitas da sua casa.

É claro que, para dar personalidade e estilo à sua decoração, o bom gosto faz toda a diferença. Porém, existem alguns cuidados básicos que não podem ser ignorados. Confira algumas dicas que separamos e aprenda a fazer composições bonitas e cheias de harmonia com vários quadros grandes ou apenas com uma única peça:

1. Decoração clean: A tendência de decoração clean e divertida está em evidência já há algum tempo. Uma única peça pode casar perfeitamente com a parede em tom neutro, uma peça colorida e diferente, como um sofá, por exemplo, aliado a um tapete e uma luminária simples tornam o ambiente arejado e elegante.

O quadro deve ser grande, podendo mostrar uma arte abstrata. Ou possuir cores fortes, com uma frase ou até mesmo uma paisagem. Já se o seu estilo é usar tons mais neutros tanto na parede quanto nos móveis, um ambiente composto por almofadas, paredes, sofá e apenas uma ou mais molduras, sem nenhuma imagem. Chique, clean e contemporâneo.

2. Sem usar pregos na parede: Não é por que você quer usar um quadro grande que precise sair furando sua parede pra todo lado até achar o local exato para pendurar a peça. Utilize uma moldura, que pode muito bem ser substituída por qualquer outro tipo de quadro que combine com o estilo da decoração, apenas encostada na parede.

Essa ideia também pode ser usada no rack ou em uma prateleira, assim evita-se vários furos na parede e, no caso de uma casa alugada, impede-se ainda a necessidade de reparos posteriores. Lembre-se apenas de colocar o quadro ou moldura em um local que não atrapalhe a circulação das pessoas.

3. Tamanho do cômodo faz diferença: Uma coisa deve ser levada em consideração na hora de escolher um quadro grande para sua sala, diz respeito ao tamanho do cômodo e a quantidade de peças que já existem no local. Pense em como seria poluído um ambiente pequeno com acumulo de móveis e várias peças juntas. Então, o ideal para usar um quadro grande como destaque em sua decoração é que ele seja de fato um destaque.

Deixe o protagonismo para a peça e prefira deixar itens como cortina, sofá e objetos menores em segundo plano. Ainda que sua sala tenha um tamanho reduzido, é possível apostar em um quadro grande, desde que os outros detalhes não entrem em competição com a peça e não causem uma sensação de estranheza conjunta.

Adaptado de: blog da imovelweb